Casa

Móveis planejados – 5 exemplos de erros comuns na hora de desenhar o projeto

Quem é que nunca sonhou em ter todos os seus pertences arrumadinhos e organizados em um belíssimo armário plenejado, não é mesmo?

Ter aquela sensação de que cada espacinho foi milimetricamente pensado para ser eficiente e funcional no seu dia-a-dia, facilitando a sua rotina e deixando tudo organizado nos seus devidos lugares.

Sabemos que hoje em dia, com os custos dos imóveis tão elevados, os apartamentos estão cada dia menores e com isso precisamos ser verdadeiros mágicos na hora de montar um projeto bacana, que atenda todas as nossas necessidades diárias e ainda caibam na metragem do apê e no nosso bolso, pois tudo que é personalizado e sob-medida acaba saindo mais caro.

A parte ruim é que infelizmente as vezes nem tudo sai como esperado e acabamos nos deparando com deslizes de projeto que atrapalham bastante as nossas vidas.

Veja a seguir alguns exemplos clássicos desses erros de projeto:

  • Cozinha

Buscando economizar uns belos centrímetros de profundidade nesse armário, o projeto acabou ficando perigoso e não atendendo as necessidades do cliente. Notem que metade do eletrodoméstico acabou ficando pendurado para fora do armário, mesmo estando totalmente encostado na parede, e pode facilmente causar um acidente. A idéia de usar a parte superior do armário para guardar eletrodomésticos pouco utilizados precisou ser repensada.

IMG_1643
Armários estreitos que não cabem os eletrodomésticos

Sem dúvidas que uma prateleira interna nesse armário quebraria o maior galho. Tentando amenizar a falta de uma prateleira, o jeito foi recorrer para um desses suportes móveis para ganhar um segundo andar dentro do armário e assim poder acomodar mais alguns copos e canecas.

IMG_1649
Faltou uma divisória interna no armário para colocar os copos
  • Closet ou armários

Tomem sempre muito cuidado na hora de fechar o projeto de armários em ambientes pequenos. Muitas vezes as empresas que produzem os móveis acabam calculando mal o espaço interno e com isso eles acabam não sendo bem aproveitados e chegam até a atrapalhar nossa rotina.

Observem nesse exemplo abaixo. O armário tem praticamente a mesma medida de produndidade do cabide com uma camisa social, e essa falta de alguns centímetros aí faz com que amasse todas as mangas das camisas quando fechamos a porta do armário. Muito chato mesmo!

IMG_1644
Armário com pouca profundidade que acaba amassando as camisas ao fechar a porta

Nesse exemplo abaixo, o espaço entre uma prateleira e outra acabou ficando grande demais, otimizando pouco o espaço interno. Com certeza é preciso ter uma idéia próxima do que você acomodará em cada prateleira na hora de montar um projeto, no entanto acredito que o melhor mesmo seria ter a opção de alterar o formato, caso ele passe a não te atender mais. Por exemplo, se essas prateleiras da imagem abaixo fossem removíveis e com várias opções de espaçamento, ficaria muito mais prático para ajustar o aproveitamento interno do armário de acordo com as suas necessidades. Nesse caso como não são permanentes, se eu só estiver usando sapatos baixos no momento, perderei espaço no armário, pois eles estarão ali na prateleira mais alta feita para as botas de cano longo.

IMG_1650
Espaços mal aproveitados – Muito espaço entre as prateleiras

Na hora de montar o seu projeto não se esqueça também de:

  • Deixar um espaço no armário com uma altura maior para se colocar os vestidos de festa. Assim eles não ficam amassados na saia, sendo amarrotados no mesmo compartimento aonde se guardam os casados.
  • Tente optar por prateleiras com várias opções de altura, retráteis, dessa forma você conseguirá aproveitar melhor o espaço interno do armário, ganhando mais altura quando precisar (para guardar botas de cano longo por exemplo) e diminuindo também (no caso de sapatilhas e sapatos menos volumosos).
  • Verificar se você tem eletrodomésticos grandes na sua cozinha como Airfryer, batedeira, entre outros. Que necessitam de uma prateleira mais alta e profunda para serem acomodados adequadamente.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s