Persiana
Casa

Cortineiro na sacada para embutir a persiana, vale a pena fazer?

Se você é detalhista já deve ter reparado que existem diferentes tipos de acabamentos para as famosas persianas que são instaladas nas sacadas dos apartamentos modernos.

Fomos dar uma pesquisada no mercado e descobrimos algumas curiosidades a respeito do tema, e as dúvidas mais comuns que os consumidores tem na hora de contratar um fornecedor.

  • Com cortineiro ou sem cortineiro? Qual a diferença?

É uma questão de gosto… Pessoalmente eu prefiro deixar a persiana embutida no gesso da sacada. Acho que fica muito mais elegante e bonito do que deixá-la aparente com a armação dela em evidência. Veja só os exemplos nessas fotos:

Persiana com cortineiro
Persiana com o cortineiro – A persiana fica embutida no gesso
Persiana com cortineiro
Persiana com o cortineiro – Acho que fica mais arrumadinho
Persiana sem o cortineiro
Persiana sem o cortineiro – Instalada diretamente no teto
Persiana sem o cortineiro
Persiana sem o cortineiro – Instalada diretamente no teto

 

  • Por que em algumas sacadas as persianas ficam sobrepostas se elas são feitas sob medida?  Captura de Tela 2017-08-23 às 16.59.33

Confesso que por muitas vezes eu me fiz essa mesma pergunta até que eu tive a oportunidade de conversar com um fornecedor para entender melhor essa questão. O que ocorre é que a armação da cortina (aquele bastão que vai no teto da onde sai a persiana) é maior do que a folha da persiana em si, portanto se colocar exatamente uma do lado da outra, acabará sobrando uma frestinha que ficará sem a cobertura da persiana. Por essa razão muitas pessoas optam por instalar as persianas de maneira intercalada/ transpassada, assim consegue-se ter o efeito de cobertura total do ambiente, sem ficar com nenhuma frestinha. Veja alguns exemplos desse tipo de instalação:

Persiana com cortineiro
Essa foto do primeiro exemplo também serve para ilustrar a instalação intercalada, não fica nenhuma frestinha de luz (e também não aparece que as persianas estão intercaladas porque ela está embutida no gesso)
Persianas instaladas lado a lado
Persianas instaladas lado a lado – Está vendo como fica com essas frestinhas sem cobertura?
  • Mesmo sendo todas as persianas do mesmo modelo, seguindo o padrão estabelecido pelos condomínios, eu posso escolher a intensidade de luz que entrará na minha casa?

Essa é uma notícia boa! Descobri durante a minha pesquisa que apesar das persianas serem aparentemente todas iguais, você pode escolher o grau de transparência conforme a sua necessidade e gosto pessoal. Se quiser que entre mais claridade ou se preferir que ela tenha uma cobertura maior da claridade, é só acertar com o fornecedor na hora de fazer o seu pedido. Bem bacana não é mesmo?

Por todas essas situações apresentadas acima, eu acredito que vale sim super a pena investir em um cortineiro para embutir as persianas. Fica muito mais organizado, sem aquela confusão visual de persiana para frente e persiana para trás (caso opte por esse tipo de instalação com vedação total do ambiente).

Mas gosto é gosto. O importante é que agora você já tem todas as informações para poder escolher o seu modelo preferido!

Crédito das fotos: Solução Glass e Sammarone Vidros

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s