Casa

Removendo manchas difíceis e impermeabilizando as pias de granito do apê

Todos sabem que estar no meio de uma obra não é uma tarefa das mais fáceis. (Aproveito para parabenizar aqui todos os arquitetos e engenheiros que muitas vezes fazem tudo isso parecer bastante simples : D ). Sempre acabamos tendo que lidar com imprevistos, perdas e acidentes.

Pois bem, no nosso caso o acidente ocorreu quando o pedreiro esqueceu a canetinha azul, que ele estava usando para fazer algumas marcações no piso, destampada em cima da nossa pia de granito claro da cozinha. A canetinha soltou toda a tinta em cima da pedra, e a pedra por ser extremamente porosa absorveu toda a tinta. Vejam só o tamanho do estrago nas fotos abaixo.

 

Granito manchado com canetinha azul
Granito branco Itaúnas manchado com canetinha azul

 

Fui até a Leroy Merlin mais próxima aqui de casa e o atendente do setor de tintas me recomendou que passasse bastante thinner na pedra, que aos poucos as manchas iriam clareando até que sumiriam por completo. E assim eu fiz, comprei o thinner e fui jogando em cima das manchas e limpando durante vários dias. Na foto acima dá até para reparar a umidade do thinner em cima da mancha.

Mas adivinhem só… A mancha melhorou um pouco, ficou mais clara (foto abaixo), mas não estava saindo por completo.

Granito manchado com canetinha azul
Granito branco Itaúnas manchado com canetinha azul

 

Foi aí que tive a grande ideia de deixar o thinner de lado e jogar um pouco de cloro gel nas manchas. Esse cloro gel que usamos para a limpeza da casa mesmo, bem ao estilo “limpeza pesada”- Mr. Músculo, Vim, etc…  E não é que o negócio funcionou e tirou 100% da tinta em 3 dias! Essa foto aqui abaixo foi uma das últimas que tirei já com as manchas bem clarinhas. Depois dessa foto fiz apenas mais uma aplicação e pronto!

Eu aplicava um pouco do produto bem em cima das manchas e aguardava ele agir, esperava a pedra sugar todo o cloro e depois aplicava novamente, sem esfregar. Esfregar não adiantava em nada já que as manchas não eram superficiais. Tinha que ter muita paciência mesmo e aos poucos ir colocando cloro e mais cloro, até que as manchas desaparecessem por completo.

IMG_2206

E depois desse baita susto com as manchas azuis, fui correndo procurar uma solução para tratar essa questão da porosidade das pedras. Pesquisei na internet e descobri que já existiam alguns produtos no mercado que faziam essa impermeabilização, de maneira rápida e fácil de aplicar, deixando o granito um pouco mais resistente a manchas e bem menos poroso. Foi aí que comprei o Veda Spray para pedras e sem dúvidas aprovei o produto! Paguei R$39,90 pela lata e consegui impermeabilizar as 3 pias do meu apartamento, sendo que fiz duas aplicações seguidas nas pias dos banheiros e 3 aplicações seguidas na pia da cozinha, e ainda sobrou bastante produto para fazer os retoques de tempos em tempos.

Impermeabilizante para granitos
Impermeabilizante para granitos

 

Durante o processo de impermeabilização das pias, gravei esse video abaixo para mostrar a nítida diferença de uma pia que estava sem a aplicação do produto e a outra que já estava impermeabilizada e pronta para uso. O resultado é animador!

 

 

 

Anúncios

Um comentário em “Removendo manchas difíceis e impermeabilizando as pias de granito do apê”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s