Casa

Como remover as manchas difíceis e impermeabilizar as pias de granito do apê

Todos sabem que estar no meio de uma obra não é uma tarefa das mais fáceis. (Aproveito para parabenizar aqui todos os arquitetos e engenheiros que muitas vezes fazem tudo isso parecer bastante simples : D ). Afinal, sempre acabamos tendo que lidar com imprevistos, perdas e acidentes. E certamente lutar para remover as manchas inesperadas e impermeabilizar as pias de granito não poderia ficar de fora! rs

Pois bem, no nosso caso o acidente ocorreu quando o pedreiro esqueceu a canetinha azul, que ele estava usando para fazer algumas marcações no piso, destampada em cima da nossa pia de granito claro da cozinha. Infelizmente ainda não tínhamos tido tempo de impermeabilizar o granito das pias. Resultado: A canetinha soltou toda a tinta em cima da pedra de granito da pia da cozinha. E a pedra por ser extremamente porosa absorveu todinha a tinta. Vejam só o tamanho do estrago nas fotos abaixo.

Granito manchado com canetinha azul
Granito branco Itaúnas manchado com canetinha azul

Fui até a Leroy Merlin e o atendente do setor de tintas me recomendou que passasse bastante thinner na pedra. Disse que aos poucos as manchas iriam clareando até que sumiriam por completo. E assim eu fiz, comprei o thinner e fui jogando em cima das manchas e limpando durante vários dias. Na foto acima dá até para reparar a umidade do thinner em cima da mancha.

Mas adivinhem só… A mancha melhorou um pouco, ficou mais clara (foto abaixo), mas não estava saindo por completo. Embora eu tivesse utilizado exatamente de acordo com a recomendação do atendente da loja.

Granito manchado com canetinha azul
Granito branco Itaúnas manchado com canetinha azul

A grande ideia!

Foi aí que tive a grande ideia de deixar o thinner de lado e jogar um pouco de cloro gel nas manchas. Esse mesmo cloro gel que usamos para a limpeza da casa, bem ao estilo “limpeza pesada”- Mr. Músculo, Vim, Pato, etc…  E não é que o negócio funcionou e tirou 100% da tinta em 3 dias! Essa foto aqui abaixo foi uma das últimas que tirei. Já com as manchas bem clarinhas. Surpreendentemente depois dessa foto fiz apenas mais uma aplicação e pronto!

Eu aplicava um pouco do produto em cima das manchas e aguardava ele agir. Esperava a pedra sugar o cloro e depois aplicava novamente, sem esfregar. Esfregar não adiantava em nada já que as manchas não eram superficiais. Tinha que ter muita paciência acima de tudo, e aos poucos ir colocando cloro e mais cloro. Até que as manchas desaparecessem por completo. Enfim consegui!

IMG_2206

A prevenção

Depois desse baita susto com as manchas azuis, fui correndo procurar uma solução para tratar essa questão da porosidade das pedras. Pesquisei na internet e descobri que já existiam alguns produtos no mercado que faziam essa impermeabilização. De maneira rápida e fácil de aplicar, e que principalmente deixassem o granito um pouco mais resistente a manchas e bem menos poroso. Foi aí que comprei o Veda Spray para pedras, e sem dúvidas aprovei o produto! Na época paguei R$39,90 pela lata e consegui impermeabilizar as 3 pias do meu apartamento. Sendo que fiz duas aplicações seguidas nas pias dos banheiros e 3 aplicações seguidas na pia da cozinha. E ainda sobrou bastante produto para fazer os retoques de tempos em tempos.

Impermeabilizante para granitos
Impermeabilizante para granitos

Durante o processo de impermeabilização das pias, gravei esse video abaixo para mostrar a nítida diferença de uma pia que estava sem a aplicação do produto e a outra que já estava impermeabilizada e pronta para uso. Certamente o resultado é animador!

Agora não tem desculpas, heim! Você já sabe como Impermeabilizar o granito aí na sua casa. Sem sustos! = )

♡ ♡ ♡ ♡

ACOMPANHE OS NOSSOS CANAIS:

♡ Muito obrigada por acompanhar! 

close

Inscreva-se em nossa newsletter para receber todas as novidades em seu email! = )

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

19 comentários em “Como remover as manchas difíceis e impermeabilizar as pias de granito do apê”

  1. Muito Obrigada pela dica, minha pia manchou com corante alimentício e o Cloro em gel também removeu 100% da mancha, fiquei muito feliz pois já tinha feito de tudo inclusive jogar o Thinner e nada havia resolvido.

  2. Estávamos desesperados, pq nosso mármore tinha menos de três dias que havia sido instalado e o pedreiro sem saber fez uma marcação com X de canetinha que foi absorvido pela pedra. Masssss graças a sua dica do cloro em gel a marca sumiu no mesmo dia. Mto obrigada mesmo, vc salvou o nosso banheiro novo.

    1. Oi Tamiris!!! = D
      Nossa, que gratificante ouvir o seu depoimento. Obrigada mesmo pelo feedback! Saber que efetivamente pudemos ajudar outras pessoas com o blog é o que faz todo o esse trabalho, que não é fácil, valer a pena!
      Que bom que funcionou!!
      Manda foto para gente do seu banheiro novo e marque a gente no Instagram e no Face!!
      Será muito legal poder compartilhar esse acontecimento com os nossos outros seguidores.
      Grande beijo para você e aproveite muuuito o banheiro novo! : *

  3. Muito obrigada!
    3 dias depois da minha pia de granito ter manchado com vinho e após tentar de tudo, encontrei sua dica. Deu super certo! e na primeira aplicação! Agora vou providenciar o impermeabilizante…

    1. Que ótimo, Renata!!
      Obrigada por compartilhar o seu feedback. Fico muito feliz em saber que ajudei de alguma forma.
      Grande beijo! 😘

  4. Compre uma mesa granito cinza e derramei Pimenta caseira feita com óleo e demais ingredientes, o local ficou manchmanchado de preto.preto , já passei várias receitas de internet e não sai .tem como me ajudar ? Desde já
    Obrigado

    1. Oi Ana, tudo bem?

      Não funcionou com o cloro em gel?
      O cloro em gel foi ótimo quando mancharam minha pia de granito com tinta azul de canetinha. Eu passava e deixava um pouco do produto lá em cima da mancha, até o granito absorver por completo. Fui repetindo esse processo e a mancha foi clareando aos poucos. Funcionou bem!

    1. Para manchas de gordura de repente seria bom testar um desengordurante, mas pode tentar com o cloro gel também. O Cloro gel resolveu em muitos casos. Há vários feedbacks aqui no post. E boa sorte por aí!! 😊 Depois compartilha com a gente se deu certo. 😉😘

  5. Boa tarde! Quando você iria reaplicar o cloro em gel em cima da mancha, você lavava a pedra ou passava por cima? Estou seguindo suas dicas ! Espero que dê certo ! Sucesso!

    1. Oiii Camilla,
      Eu aplicava por cima mesmo. Deixava a pedra ir absorvendo o cloro e reaplicava.
      Que legal saber que você está seguindo. Depois me conta se deu certo 😉.
      Beijos e boa sorte!

  6. Boa tarde ! Acho que as manchas estão saindo ! 🙂 Há risco de o cloro aplicado manchar a pedra ou é normal que fique um assombreado no local temporariamente?

    1. Que ótima notícia! : )
      Olha, no meu caso não manchou a pedra não. A pedra ficou um pouco mais escurinha mesmo (como se estivesse molhada) no local onde passei o cloro, mas depois de um tempinho ela secou e voltou ao normal.
      Depois que sair tudo, tira uma foto desse antes e depois aí para mostrar pra gente como ficou! Fiquei curiosa para ver..rs : )

  7. Deu super certo ! As manchas enfim, saíram, apenas com um dia ! Só não estou conseguindo postar a foto do antes e depois para vocês verem por aqui ! Mas super me ajudou sua dica do Cloro em gel, Xuquinha ! OBRIGADA 🙂

    1. Que ótima notícia, Camilla!!♡
      Posta lá no Insta e marca a gente @xuquinhawebsite ; )
      O Cloro gel também salvou a minha pia.. Santo Cloro gel! kkkk
      Beijos e ótimo finde : *

  8. Eu sei que a matéria é antiga, mas eu não poderia deixar de vim aqui. Gente essa é a melhor dica da vida. Sério! Vi muito conteúdo no YouTube e internet de um modo geral. Mas essa foi a única dica que funcionou. Aline, muito obrigada por compartilhar, muita generosidade sua. Essa realmente é a única dica que funciona. A mancha da minha pedra, altamente resistente de sair, em poucas horas clareou total com o cloro em gel. Gratidão!

    1. Oii Marcela!!
      Muito obrigada pelo feedback, querida!!💕 Fico muito feliz em saber que te ajudei de alguma forma. Esse é o melhor retorno que poderia receber do meu trabalho. Obrigada🙏😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *