label-super-mario-world-perfeito
DIY, Estilo de vida

Tutorial para restaurar seus cartuchos de video game Nintendo

Sabe aquele seu cartucho de infância que está na gaveta, surradinho? Nesse post vamos dar dicas valiosas de como restaurar os seus cartuchos da Nintendo e deixá-los com melhor aparência, valorizando-o até mesmo para uma futura venda ou negociação de troca.

Restauração de cartucho de video game

Super Nintendo (Americano / Brasileiro) ou Super Famicom (Japonês / Europeu), mesmo tendo formatos diferentes:

Restauração de cartucho de video game Restauração de cartucho de video game

O processo de restauração é simples e você precisará apenas dos itens abaixo:

Como fazer:

Inicialmente abra o cartucho com a chave gamebit de 3.8mm que custa até $2,00 no site Aliexpress ou se tiver pressa pode encontrar no MercadoLivre mesmo, por menos de R$20,00. Retire os dois parafusos frontais e após isso destrave cuidadosamente as travas laterais e superiores retirando a placa do cartucho.

Restauração de cartucho de video game

Lave bem a carcaça com água e sabão e retire toda a etiqueta antiga (se necessário use uma escova), espere secar completamente ou use um secador de cabelo e um pano para acelerar o processo.

Acesse o site abaixo para encontrar a etiqueta desejada, buscando pelo nome do jogo, e escolha a opção que melhor se adequar ao seu projeto: http://www.sneslabels.com/

Abaixo, duas imagens retiradas do site indicado para o jogo Super Mario World, a primeira para o Super Nintendo (SNES) e a segunda para o Super Famicom (JP):

Faça download da imagem da label e abra no Word mesmo.

Configure o tamanho da imagem para o tamanho padrão do cartucho, pode até personalizar com seu nome ou alguma outra informação antes de fazer a impressão.

Restauração de cartucho de video game

Super Nintendo (Americano)

  • Tamanho da label dianteira: 82,9 x 44 mm.
  • Tamanho label traseira: 79 x 31 mm.

Super Famicom (Europeu / Japonês)

  • Tamanho da label dianteira: 10,6 x 3,6mm

Faça a impressão no papel especial autocolante da sua escolha, cole a fita adesiva transparente em cima da label para plastificar a impressão e em seguida recorte as sobras com a ajuda de um estilete. Utilize uma régua para ficar 100% reto e capriche nos cantos arredondados.

Restauração de cartucho de video game

  • link para comprar a etiqueta recomendada: Pimaco

Cole a etiqueta de baixo para cima e cuidado para não ficar com bolhas.

Restauração de cartucho de video game

Após este processo você pode limpar a placa do cartucho com um pincel seco ou com álcool isopropílico e seus contatos dourados com uma borracha comum.

Restauração de cartucho de video game

Monte a placa no mesmo sentido que retirou, encaixe os 2 parafusos e pronto, sentirá até vontade de jogar e relembrar os belos momentos da infância.

Caso tenha perdido os parafusos ou tenha cartuchos paralelos, pode repor os mesmos comprando por este link: parafuso gamebit snes

Desta forma deixará sua coleção 100%.

Vejam só o resultado final.. Agora você já sabe como Restaurar seus cartuchos da Nintendo. Imagem real de como nossas fitas ficaram! =D

Restauração de cartucho de video game

♡ ♡ ♡ ♡

ACOMPANHE OS NOSSOS CANAIS:

♡ Muito obrigada por acompanhar! : )

close

Inscreva-se em nossa newsletter para receber todas as novidades em seu email! = )

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

5 comentários em “Tutorial para restaurar seus cartuchos de video game Nintendo”

  1. Achei sensacional essa ideia , estava procurando algo assim na internet e vocês me deram uma super ideia para restaurar meus cartuchos!!!
    Estou retomando minha coleção que já esta em 9 cartuchos , alguns deles peguei em bricks e outros estavam mal cuidados , então foi que tive a ideia de restaurar eles!!!
    Abraço amigos!!!

    1. Muito obrigada pela mensagem, Alexandre!! Ficamos muito felizes em saber que o conteúdo foi útil para você. Grande abraço e boa sorte com as restaurações 😉

  2. Encomendei as carcaças e os parafusos, as labels eu mesmo fiz, a que deu mais trabalho foi a de 8 in 1 para colocar cada jogo centralizado em uma label imitando original, agora é esperar as carcaças chegarem para ver o resultado.

    1. Que demais, Gleisson!
      Obrigada por compartilhar sua experiência.
      Depois compartilha com a gente o resultado. Vai ficar show! = D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *