fbpx
DIYDoces

DIY de Natal: Aprenda a fazer um lindo chocotone recheado com chocolate belga

Vai chegando próximo ao Natal e logo vem aquela indecisão sobre os presentes, não é mesmo? O que dar de presente para aquelas pessoas queridas? ?

Uma das dicas mais bacanas para esses momentos é dar algo feito por você. Isso dá muito mais significado ao presente. Quer dizer que você dedicou seu tempo, atenção e carinho para produzir algo manualmente para dar de presente especialmente para aquela pessoa. Quer carinho maior do que esse? ?

Seguindo esse pensamento, nesse ano resolvemos dar de presente chocotones recheados com brigadeiro de chocolate belga! Sim, é isso mesmo que você leu, chocolate belga de verdade, legítimo, da Callebaut! ?

Vou compartilhar nesse post e em nosso canal no Youtube o passo a passo que seguimos para criar essa delícia, capaz de incrementar qualquer Natal, deixando definitivamente em outro nível de sabor e elegância.

Você irá precisar de:

  • 1 Chocotone já pronto para rechear (500gr ou 1kg – vai da sua preferência)

Você pode comprar o chocotone pronto no supermercado ou então encomendar o chocotone fresquinho em uma dessas casas especializadas em venda de chocolates. Fica muito bom também!

  • 125 gr. de cerejas em calda (pode colocar mais se preferir)
  • Para o brigadeiro de chocolate belga:

– 1 lata ou caixinha de leite condensado

– 1 caixinha de creme de leite

– 1 colher de sopa de manteiga sem sal

Chocolate belgaAproximadamente 150gr de gotas de chocolate amargo Callebaut 70,5% (nós utilizamos esse meio amargo porque preferimos, achamos que dá um sabor mais forte de chocolate mesmo, autêntico, no entanto se preferir você pode utilizar o chocolate ao leite ou na concentração em que achar mais saborosa).

O próximo passo é fazer o brigadeiro normalmente, misturar o leite condensado, a manteiga e as gotas de chocolate na panela em fogo baixo, quando começar a engrossar adicione o creme de leite e continue mexendo por mais alguns minutinhos até que ele comece a engrossar novamente.

Nós deixamos naquele ponto de brigadeiro de colher, sabe? Um ponto antes de enrolar. Mas é você quem manda, pode deixar o brigadeiro bem mole também e fazer um chocotone vulcão, não seria nada mal também! ?

Brigadeiro finalizado, reserve ele para que possamos fazer a montagem logo mais.

Vamos para a preparação e montagem??

O primeiro passo é retirar a “tampa” do chocotone, utilizando uma faca de serrinha. Vá com cuidado para não estragá-lo. Vá cortando a tampa bem rente à forma (aquele papel de cor parda que envolve o chocotone).

Na sequência, retire o “miolo” do chocotone deixando cerca de 2 dedos de distância nas bordas. Reserve o miolo para que possa utilizá-lo novamente intercalando com o brigadeiro na hora da montagem (mais isso, só se couber o miolo de volta, pois no vídeo que fizemos não coube, só preenchemos o centro do chocotone com os recheios mesmo. Mas é claro que nós não desperdiçamos, comemos esse miolinho do chocotone com o restante do brigadeiro que sobrou. Divino! ?).

Chocotone de chocolate belga

Vá recheando com as cerejas e o brigadeiro, intercalando. Capriche no recheio! Uma camada de brigadeiro, outra camada de cerejas, até cobrir todo o centro do chocotone. Tem tudo bem explicadinho em nosso vídeo do Youtube!

Centro do chocotone preenchido, agora é hora de jogar a cobertura por cima.

  • Para cobertura:

– Você pode usar o mesmo brigadeiro do recheio ou então derreter um pouco das gotas de chocolate para usar na cobertura: é bem simples, basta derreter o chocolate em banho maria no fogão ou então derreter no microondas mesmo, utilizando um bowl de vidro e colocando de 30 em 30 segundos para não queimar o chocolate. Coloque por 30 segundos, retire e mexa um pouquinho para uniformizar o chocolate, depois retorne ao microondas por mais 30 segundos, retire e mexa. Faça esse processo quantas vezes for necessário até derreter o chocolate por completo.

Jogue o chocolate por cima do chocotone. Esse chocolate funcionará como uma colinha para grudar bem a tampa do chocotone que cortamos para rechear, por isso preste atenção se o chocolate está caindo também no corte que fizemos para retirar a tampa do chocotone.

– Nós usamos blossoms (raspas de chocolate) sabor caramelo da Callebaut, para enfeitar, mas você também pode utilizar granulado ou raspas de chocolate cortadas na faca ou com ralador mesmo.

Na sequência jogue os blossoms de caramelo por cima, e pronto!

Hora de embalar!?

  • Para embalar:

– Fui em uma loja de tecidos e busquei por tecidos com temas natalinos, comprei meio metro de cada uma das estampas abaixo. Com meio metro, foi possível embalar 2 chocotones do tamanho de 1kg.

Embalagem- Chocotone de chocolate belga

Comprei também uma fita mais larga aramada na cor prata, com tema natalino de flocos de neve. A fita aramada é ótima para deixar o seu laço bem bonito e firme. Vale muito a pena investir nesse tipo de fita mais estruturada, deixa sua embalagem muito mais bonita!

Fizemos um vídeo bem bacana, em nosso canal no Youtube, para que você possa aprender como montar essa embalagem linda para presentear!

Depois disso será só fazer a entrega dessas maravilhas aos sortudos dos seus amigos e familiares que ganharão essa mimo de presente! ?

Inscreva-se em nossa newsletter para receber todas as novidades em seu email! = )

Ao se inscrever você concorda com nossos termos e políticas de privacidade. Leia nossa política de privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *