mala de mão
Viagem

Comprei as passagens, e agora? 8 coisas que você precisa fazer antes de viajar

Viajar é uma das melhores coisas do mundo!! 🤗 🌎✈

No entanto é preciso se prevenir e fazer algumas ações importantíssimas antes de efetivamente ir viajar. No post de hoje nós não falaremos de um check list comum de viagem, desses que falam do que você não pode se esquecer de levar na mala, a ideia desse post é te ajudar com toda essa parte “burocrática” do seu pré-viagem, que ninguém gosta muito de falar, mas que é fundamental e você não pode deixar de fazer. Tome nota!

1. Seguro viagem

Seguro viagem

Antes de ir viajar para qualquer lugar, seja no Brasil ou fora, se certifique de que você terá acesso a atendimento médico e hospitalar em caso de alguma emergência.

Eu já tive uma experiência um tanto quanto traumática de ir viajar sem seguro saúde e precisar de atendimento médico no exterior. Nunca mais! Tivemos que pagar uma fortuna de hospital, isso porque nos deram 70% de desconto 😵, imaginem quanto que não iria sair essa conta se tivéssemos que pagar o valor integral?

Podem acreditar, não vale a pena o desgaste. Hoje, muitos convênios médicos oferecem até gratuitamente o seguro viagem. O nosso sempre fazemos direto pela internet, sem demora e burocracia nenhuma. E o melhor, grátis!😉

Se o seu convênio não der direito ao seguro viagem, não se preocupe, normalmente os cartões de crédito oferecem esse tipo de serviço também, gratuitamente. Verifique junto ao seu banco se o seu cartão dá direito a esse benefício.

Mas agora, se você não conseguir fazer o seguro viagem gratuitamente, seja pelo convênio médico ou pelo cartão de crédito, não pense duas vezes, contrate um! Não custa muito caro normalmente e as seguradoras acabam parcelando em várias vezes. Não corra o risco de tornar a sua viagem um pesadelo.

2. Aviso de viagem do cartão de crédito

Aviso de viagem cartão de crédito

Esse é um detalhe bem importante e que muita gente acaba se esquecendo de fazer antes de ir viajar.

Avisar o seu banco ou a sua operadora do cartão de crédito, que você estará fora da sua cidade em determinado período é fundamental para que não bloqueiem o seu cartão de crédito por razões de segurança.

As operadoras de cartão traçam perfis e hábitos de compras de cada um de nós, então eles sabem aonde costumamos fazer compras (tanto de estabelecimentos quanto de cidades), e se ocorre algum comportamento muito diferente do padrão, na hora eles suspeitam de fraude e tomam medidas de segurança para fazer o bloqueio desse cartão. Por essa razão é importante que você faça o aviso de viagem, para que caso você precise utilizar o cartão de crédito, ele esteja disponível para utilização.

3. Imprimir os comprovantes de reserva e/ou locação

Imprimindo os comprovantes de viagem

Essa dica é mais para quem irá viajar para fora do Brasil, e que precisará passar pela imigração. É muito comum que os agentes de imigração perguntem quanto tempo você ficará no país e peçam comprovantes de reserva de hospedagem e até mesmo, em alguns casos, a compra da passagem de volta para o Brasil.

Por mais simpático e educado que seja o agente de imigração, esse é sempre um momento de tensão, pois é naquele momento que ele está definindo se você entrará ou não no país. Para descomplicar e te ajudar a passar com tranquilidade por esse momento, leve todos os comprovantes de reserva (de hotel, passagens aéreas, locação de carro..) impressos com você na mala de mão. Aí quando o agente de imigração te questionar, você já terá tudo em mãos e não precisará ficar entrando em e-mails para buscar todas as informações.

4. Reservar os assentos no site da companhia aérea

Reserva de poltrona companhia aérea

Tudo o que você fizer com antecedência é sempre melhor. Não deixe para reservar os seus assentos na última hora, principalmente se você tem preferência por corredor ou janela. Pois esses são os assentos que acabam primeiro, aí depois disso só sobram os assentos no meio, aqueles que você fica travado entre outras duas ou até 3 pessoas.

Assim que comprar suas passagens já verifique no site da companhia aérea se já é possível fazer a reserva dos assentos, principalmente se você estiver viajando com mais pessoas, porque se demorar muito para reservar os assentos, pode ser que não haja lugares para que todos se sentem próximos.

5. Trocar dinheiro (moeda)

Câmbio - Trocar moeda

Para viagens internacionais, esse é um ponto que acaba fazendo muita diferença no seu orçamento. Já vi muitas pessoas falando “Ah, não se preocupe com isso, você pode trocar o dinheiro no próprio aeroporto antes de embarcar, ou então deixe para trocar lá no país em que você irá visitar mesmo”. Gente, acreditem, na imensa maioria das vezes isso é furada! Não conheço ninguém que tenha se dado bem comprando moeda dessa maneira.

Sempre compre com antecedência se possível, vá acompanhando o câmbio durante as semanas que antecederem a viagem e quando o câmbio der uma melhorada, compre! Hoje em dia é tudo mais fácil, existe o site do Melhor Câmbio onde você pode comparar os preços de várias corretoras e até negociar um valor melhor para você. Tem ajudado bastante a gente.

6. Providenciar as malas

Mala de viagem com rodinha

Esse item parece meio óbvio, mas quem nunca passou por algum imprevisto com a mala de viagem antes de ir viajar? É muito mais comum do que parece.

Sei de casos onde a pessoa foi montar a mala de viagem um dia antes da viagem, de noite, e ela viajava no outro dia pela manhã. Na hora de montar a mala ela percebeu que o zíper havia arrebentado, e agora? Como iria viajar com a mala daquele jeito? Não tinha como, e naquela hora também não havia lojas abertas para comprar outra mala.

A pessoa sabia que tinha a mala, mas ela acabou não checando se estava tudo certo com a mala, um zíper quebrado faz toda diferença nessas horas. É a diferença entre ter ou não ter uma mala para ir viajar. Por isso, verifique suas malas antes de ir viajar.

7. Comprar remédios

Remédios para viajar

Essa é uma dica bem valiosa também e que muitas pessoas acabam passando batido por ela. Sempre leve com você uma necessaire com seus medicamentos, principalmente se você tomar remédios de uso contínuo.

Compre todos os medicamentos que você possa precisar durante o tempo em que estiver viajando, isso inclui não só os remédios de uso contínuo, mas também analgésicos, antitérmicos, antigripais, entre outros.

8. Deixar suas contas agendadas

Contas agendadas

Quem nunca foi viajar e quando voltou de viagem encontrou algumas surpresinhas, como contas vencidas acompanhadas de uma série de multas e juros por causa do atraso no pagamento?

Por isso, antes de ir viajar já deixe todos os seus pagamentos agendados, dessa forma você consegue evitar esse tipo de aborrecimento no seu pós-viagem e não sai no prejuízo.

Confira também:

Aprenda como transportar seus documentos de viagem de forma prática e organizada

Malas de viagem: Qual é o melhor modelo? Rígida, de tecido, com rodinhas 360°…

Guia do viajante: dicas de passagens, hospedagens, Apps e muito mais

Vai viajar? Veja quais são os 10 itens que não podem faltar na sua mala de mão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *