Lava-louças
Casa

Vale a pena comprar uma lava-louças?

Algumas pessoas me perguntam se vale a pena investir uma grana para comprar uma máquina de lavar louças (que não é barata). Minha resposta é sempre: “Depende!”. Vou explicar porque ao longo desse post.

Já faz quase 2 anos que compramos uma lava-louças de 14 serviços da Brastemp, e para nós aqui em casa foi a segunda melhor invenção depois da máquina de lavar roupas! 👏🏻

Nós simplesmente não conseguimos mais ficar sem a nossa lava-louças. Hoje em dia nós mal usamos detergente e buchinha de pia. No entanto, para valer a pena, ou não, o investimento, você precisa observar os seus hábitos, personalidade e imaginar se a compra de uma lava-louça se encaixaria de fato na sua rotina de casa. Para isso eu bolei essa tabelinha básica para te ajudar a descobrir se seria uma boa para você ou não.

Lava-louças

Se você respondeu SIM para pelo menos uma dessas características acima, você tem grandes chances de não se adaptar à uma máquina de lavar louças. Entenda o porquê em cada um dos pontos.

1- Realmente, os ciclos costumam ter cerca de 1 hora de duração. Há ciclos de 30 minutos na minha lava-louças, mas eu acabo quase nunca utilizando ele, pois normalmente sempre tem uma panela que está mais suja, ou uma jarra de suco que está com o restinho de líquido seco no fundo da jarra, e por isso essas peças precisam de um ciclo de lavagem mais longo para que saiam todas limpinhas.

2- Sim! Infelizmente isso irá acontecer e você precisará dar uma “ajeitada” na panela antes de colocá-la na lava-louças. Se você colocar a panela completamente suja e com aqueles restinhos de comida na máquina, além da sua louça sair toda suja, ainda você corre o risco de prejudicar o funcionamento da sua máquina devido ao acúmulo de comida no filtro.

3 – Você precisará conviver com o fato de acumular a louça para poder lavá-la depois. Para quem tem TOC, realmente é um desafio e tanto! rs

Nós aqui em casa esperamos sempre encher a máquina com o máximo de louça possível, antes de iniciar uma lavagem. Dessa forma economizamos água, energia e produtos para lavagem (sabão e abrilhantador). Isso exigirá de você um auto controle grande, se você é daquelas pessoas que já gostam de fazer tudo na hora e não tem muita paciência de esperar. Pode ser um problema!

4- A hora de colocar a louça na máquina é quase como jogar LEGO ou TETRIS.. kkk 🎮 Você precisa ter paciência para ir encaixando as peças da melhor maneira possível, de modo que a hélice que vai jogando a água fique livre para se movimentar, e que todas as peças possam ser atingidas pela água e pelos produtos que você colocará antes da lavagem. Já vi pessoas que não tem paciência de fazer todo esse jogo de encaixe, e  que acabam meio que colocando as louças na máquina de qualquer maneira, sem prestar muita atenção nesses detalhes, e isso é um problema porque dessa forma as louças acabam saindo todas sujas. Você acaba perdendo tempo, os recursos (água, energia, produtos) que utilizou e ainda precisará lavar tudo novamente.

Lavar a louça na máquina de lavar é muito na base do “cada coisa no seu lugar”. Há lugares certos para encaixar os talheres, copos, pratos, taças, panelas, etc.. É preciso respeitar isso para se ter um bom resultado. Se não, o resultado acaba sendo muito ruim mesmo. ☹

E com todos esses poréns eu ainda falo para vocês que no nosso caso, SIM! Vale muito a pena utilizar a lavadora!

Mas então qual é o lado bom de se ter uma lava-louças? 🧐🤔

✅ Eu perco um tempinho ali organizando as louças, sim, é verdade. Mas a recompensa é a louça sair limpinha, copos e talheres brilhando, e sem nenhuma gordura (pois a máquina lava tudo com água quente).

✅ Não preciso ter contato direto com produtos químicos como detergentes e sabões em pedra, e nem utilizar luvas. Minhas mãos agradecem!🧤

✅ Não ocupo espaço na minha pia e bancada com escorredor de louça.

✅ As louças saem quase secas, é só enxugar o que não está seco e colocar no armário. Eu digo “quase secas” porque realmente essa função não funciona muito bem na minha lava-louça. Ela acaba secando só utensílios de vidro e cerâmica, como pratos e copos. Os itens em metal e plástico acabam saindo molhados, aí eu seco no paninho de prato mesmo e bola pra frente!

✅ Não preciso ficar lá enquanto a louça está sendo lavada. Eu organizo toda a louça na máquina em poucos minutos, e já corro para assistir ao meu seriado no Netflix. Depois de uma hora, quando acaba o meu seriado, é só dar uma secada nos itens que não sairam secos e guardar as peças no armário. Isso é liberdade! rs

✅ É uma mão na roda também quando vem visita em casa. Nos dois casos:

1- Se eu já tiver com alguma louça suja na pia e a visita chegou sem avisar. Eu coloco toda a louça suja que está na pia para dentro da máquina, e fecho a porta da lavadora. Pronto! Já quebra o galho ali momentaneamente, para que a cozinha não fique com aquela cara de desorganizada! (trucão dos bons esses para emergências) rs

2- As visitas já foram embora e você ficou com muito mais louça para lavar do que o habitual: 10 copos, 15 pratos, 15 facas, xícaras, travessas.. Imagina ter que lavar tudo isso na mão? 😒  Na máquina não tem o menor problema! É até melhor ter mais louça, assim você já consegue encher a máquina para fazer toda a lavagem de uma única vez.

Minha recomendação é que você sempre avalie todos os pontos antes de tomar uma decisão de compra de um produto mais caro como esse. As vezes o eletrodoméstico é realmente bom e funciona super bem para muitas pessoas, mas por uma questão de adaptação, ele acaba não sendo uma boa pedida para você, e não se encaixa nos seus hábitos e rotina diários.

Espero que as dicas tenham sido úteis! 😘

2 comentários em “Vale a pena comprar uma lava-louças?”

  1. Eu também tenho uma lava louça e foi a melhor coisa que comprei para casa! Eu uso todos os dias. Tem vezes que uma ou outra coisa ainda sai com um pouco de sujeira, mas nada de mais. Realmente dá um pouco de trabalho para organizar as louças dentro da máquina, mas é só questão de costume. Além de poupar o tempo, a mão agradece haha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *