Cuscuz Marroquino
Salgados

Cuscuz marroquino X arroz branco

Você também já se perguntou sobre os benefícios e propriedades do cuscuz marroquino? Afinal ele é bom ou não para nossa saúde e para as dietas? Ele vem da onde? É um carboidrato? É muito calórico? Como devo prepará-lo?🤔

Para nos dar uma mãozinha e esclarecer todas essas dúvidas, convidamos a Elisabeth Elias, que é Nutricionista Clínica especialista em Terapia e Atendimento Nutricional, para contar um pouco mais sobre o cuscuz marroquino para a gente. Não perde esse post porque ele está demais!! 👏🏻👏🏻👏🏻


Por: Elisabeth Elias

O que é o cuscuz marroquino?

Prato principal na Tunísia, Marrocos e Argélia, o cuscuz marroquino é uma opção muito prática e versátil para variar suas refeições. Diferente do cuscuz tradicional do Brasil, que tem em sua base a farinha de mandioca e o milho. O cuscuz marroquino é de sêmola de trigo. Pertence à mesma família dos carboidratos. Contém glúten, não podendo ser consumido por celíacos.

De origem africana o cuscuz de sêmola se espalhou por todo mediterrâneo e também pela Europa durante o período de colonização. Na França ele é considerado hoje o terceiro prato mais popular. No norte da África o cuscuz é utilizado nas principais refeições, com acompanhamentos salgados ou doces como, molhos, carnes, frutas secas e especiarias.

Cuscuz marroquino
Imagem: Gourmetice

A preparação é fácil! Basta colocar a mesma quantidade de grãos e agua fervendo, aguardar 5 minutos e temperar como quiser. Sabor suave, pode ser servido frio ou quente. Seu valor nutricional é elevado, contém nutrientes importantes e benéficos para o nosso corpo, como proteína, fibras, fósforo, selênio e potássio. Por ser uma opção saudável e pode ser preparada de muitas maneiras diferentes, e é um ótimo substituto para o arroz branco, o macarrão e outros carboidratos.

Ganhando espaço entre os brasileiros, esse alimento já aparece nas prateleiras dos grandes supermercados e empórios, com mais de uma opção de marcas, inclusive. Apesar das embalagens serem apenas em caixas de 500gr, o rendimento é quase três vezes mais.

Calorias

Em relação a calorias, a diferença entre o arroz branco e o cuscuz não é muito expressiva. São 130cal/100gr. de arroz cozido em água contra 112cal/100gr. de cuscuz hidratado em água. Mas se considerarmos outros ingredientes como fibras e proteínas, podemos encontrar até quatro vezes mais no cuscuz marroquino.

Para quem pretende fazer substituições visando a redução de calorias vale a pena o alerta: cuidado com o que você acrescenta de tempero ao cuscuz. Evite colocar manteiga ou grande quantidade de azeite, assim como outros carboidratos como ervilhas, milho ou frutas. Também é importante ficar de olho na quantidade que come por refeição. Dê preferência ao cuscuz integral. Apesar de mais difícil de encontrar, o valor nutricional é superior.

Cuscuz marroquino
Imagem: A revista da mulher

Sugestão de preparo

Minha sugestão para a preparação da base é seguir sempre a regra de um para um. Exemplo: Uma xícara de grão cru, para uma xícara de água fervente. Essa medida serve duas pessoas. A água fervente pode ser um caldo de legumes, carne ou um chá. Após os 5 minutos de hidratação, solte os grãos com um garfo e tempere. No dia a dia você pode acrescentar apenas um fio de azeite, sal e salsinha ou coentro a gosto, esses ingredientes já são o suficiente para dar sabor e não agregar muitas calorias.

Para uma receita mais elaborada e de sabores marcantes, você pode acrescentar, gengibre, hortelã, gergelim, legumes e folhas diversas; frutas secas ou frescas como uvas passas, ameixa, maçã verde e damasco combinam muito. Você também pode fazer combinações com nozes, amendoim, frutos do mar, páprica, alho, alho-poró, tomilho, manjericão, pimentão, cogumelos, pepino, limão, laranja, azeitona, carnes ou peixes desfiados, entre outros sabores.

A preparação base ou a elaborada, pode acompanhar carnes com molho. Pode ser usada como recheio de tomates ou carnes. Ou ainda acompanhar apenas uma salada de folhas verdes.

Use a criatividade e aproveite! 😘


*Imagens: Food Fanatic, Taste of Home e Lemigliorifoto.eu
Elisabeth Elias _ CRN 10045
Nutricionista Clínica especialista em Terapêutica e Atendimento
Nutricional
Facebook – Nutrirlavie
Instagram – @elisabeth.elias.nutri
Whatsapp: (11) 98139-9309

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *