Yoga
Estilo de vida

Yoga: Mude a sua vida!

Já compartilhei com vocês algumas vezes que sou praticante de yoga. 🙏🏻

Há quase um ano venho praticando o Hatha Yoga duas vezes na semana, e os efeitos são realmente incríveis!

As mudanças começaram a aparecer logo nos primeiros meses de prática, quando notei que comecei a ficar mais tranquila e menos ansiosa. Coisas que antes me deixariam extremamente nervosa, passaram a não ter um efeito tão grande assim no meu estado emocional. Com isso me impressiono até hoje! Sou outra pessoa!

Adotei uma alimentação mais saudável e comecei a praticar exercícios físicos 5 vezes na semana. Notei minha pressão arterial voltar aos níveis normais (12 x 8). Eu que sempre tive pressão alta, controlada com remédios.

Sem dúvida, eu aprendi a respirar! Sempre falo que os exercícios mais difíceis do Yoga para mim são os exercícios de respiração. Descobri praticando yoga que eu não sabia respirar! Até hoje, mesmo com quase um ano de prática, ainda não é tão simples assim para mim.

Enfim, de fato são incontáveis os benefícios.. Pensando nisso, convidei a Teca, professora de Hatha Yoga, para compartilhar um pouco do conhecimento dela com a gente. Ela respondeu algumas das principais dúvidas que as pessoas tem sobre o tema. E como bônus, a fim de te dar aquele incentivo, ela ensinou 3 posturas do Hatha Yoga para você já começar. Agora não tem desculpa! Comece a praticar e consiga enfim mudar a sua vida!  👏🏻👏🏻👏🏻

Entrevista com a professora de Hatha Yoga, Teca!

  •  O que é yoga?

O Yoga é um conjunto de técnicas milenares surgidas na índia há mais de 3 mil anos. É a supressão das instabilidades da mente, ou seja, a paralisação voluntária das modificações mentais, os pensamentos. Neste sentido não tem nada haver com religião, ginástica ou terapia. Yoga é uma filosofia prática. E segundo esse sistema filosófico, não é possível atingir boa saúde física e mental sem a aquisição de estados profundos de concentração.

Yoga meditação mudra

  • Para que o Yoga é indicado? Há alguma restrição para praticar?

Para equilibrar o corpo a mente e as emoções. Quando praticamos a yoga e damos atenção a respiração, oxigenamos mais as nossas células, o nosso cérebro, e trocamos o ar dos pulmões. Com isso, inspiramos mais oxigênio e liberamos o gás carbônico. Assim, a prática regular do yoga libera serotonina, propamina e endorfina. Essas substâncias são capazes de aumentar a oxigenação sanguínea, fornecer relaxamento muscular e sensação de prazer. Soma-se a isso a redução dos níveis de cortisol, um hormônio ligado as estresse.    

Não há restrições na prática, o yoga é para todos. No entanto deve-se ter cuidados com as pessoas que têm doenças crônicas como hipertensão e cardíacos. Algumas posturas devem ser evitadas, no entanto é possível fazer as variações da postura com o mesmo objetivo. 

Yoga meditação mudra

  •  Como você começou a praticar yoga?

Comecei a praticar yoga há 10 anos. Me encantei pelos os benefícios proporcionados em cada prática, e em cada postura. Me encantei também pelas respirações e pela calma e tranquilidade proporcionados. 

coast-1834827_1920

  •  O que mudou na sua vida após a prática do yoga?

Desde a observação nos pequenos detalhes, (atenção, cheiro, cor)  até um melhor equilíbrio nas emoções. Sem falar da disposição física. Também percebi que disponho de mais saúde física e mental.

Yoga meditação mudra

  • Pode nos explicar um pouco melhor sobre a importância das respirações no yoga?

Pranayama, é um exercício yóguico na respiração, ou seja, é o prana energia vital sopro de vida, alento… Trata-se daquilo que alimenta a vida, além do corpo físico. Nossas respirações acontecem de forma voluntária e involuntária. Algumas técnicas nos ajudam a recuperar uma estabilidade emocional que acalmam a mente, aliviam o stress, oxigenam mais o cérebro, trocam o ar dos pulmões, e renovam as células.

Já dizia um provérbio em sânscrito: “ Respiração é vida” e se você respira bem, você vai viver por muito tempo sobre a terra”.

A prática do pranayama é um exercício de respiração no yoga que simplesmente pode ser traduzido como “estender a respiração”.

Aprender a tomar consciência da nossa respiração e controlá-la tem o potencial de curar nossos corpos. Assim como fornecer bem estar para o nosso corpo, e também para a nossa mente e espírito.

yoga-3053488_1920

  • Explique para nós um pouco mais sobre os asanas. O que são? Para que servem?

Asana (postura) é uma técnica características da disciplina espiritual indiana. Os asanas não eram simplesmente praticados para fins espirituais, mas como exercícios físicos, que envolviam muita habilidade, flexibilidade e coordenação neuromuscular.

Asana, é uma palavra em sânscrito que significa “postura estável e confortável”. Segundo Patanjali e de acordo com a filosofia do yoga, o ser humano é constituído de três aspectos: físico, mental e espiritual. E o objetivo fundamental do asana é equilibrar esses três elementos em uma harmônica unidade.

O asana serve para beneficiar de forma múltipla. Diversos aspectos e dimensões de nossas vidas podem ser enriquecidos e beneficiados pela prática do yoga e dos asanas (posturas) do yoga. Nosso sistema é uma ininterrupta mescla de corpo mente e espírito. Qualquer irregularidade no corpo afeta a mente, e por consequência, o desconforto e a inquietude na mente se manifestam como males no corpo. O yoga e seus asanas nos beneficiam, trazendo um equilíbrio harmônico ao nosso sistema.    

Yoga asanas

  • Gostaria de compartilhar algo mais com a gente?😊

Gosto sempre de ressaltar que o Hatha Yoga para mim é tão completo que além de permitir um bom relaxamento ainda trabalha com a respiração. Depois de um relaxamento para finalizar uma aula os efeitos fisiológicos, psicológicos e atitude mental  são sentidos após cada prática.

Bom, como dizia um professor meu de yoga. Praticar yoga é como tomar um comprimido de saúde todos os dias, pois a cada dia é perceptível esses benefícios. Porém, isso não acontece como um passe de mágica. Como foi dito, o yoga tem os seus benefícios e suas técnicas. Mas é com o tempo que percebemos como o yoga realmente é transformador, uma vez que melhora as condições físicas e psicológicas.   

Consulta: Livro Autoperfeição com Hatha Yoga – Hermógenes
Contato:
Teca Borges – Professora de Hatha Yoga
Instagram e Cel.: (11) 9 5404-2712

5 comentários em “Yoga: Mude a sua vida!”

  1. Teca, Achei excelente. Que bom que trilhou o caminho que faz bem para o corpo e alma. Parabéns👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *