Coxinha fit
Na dieta!, Salgados

Coxinha na dieta??? Pode!! =D

Quem nunca ficou com vontade de comer uma gordice, daquelas bem saborosas, durante a dieta?? 😋
Como furar a dieta está fora de questão pra gente aqui em casa (sim, estamos focados 👊🏻.. rs), fizemos uma maratona culinária no final de semana passado aqui em casa. Em busca da receita perfeita de coxinha fit. Tinha que ser low carb e que não tivesse nenhum ingrediente proibido da nossa dieta.

Encontramos uma série de receitas no Youtube e em blogs de dieta, no entanto sempre alguma delas acabava não nos atendendo. Ou porque tinha algum ingrediente proibido ou então porque tinha algo que não comíamos. Então, acabamos optando por fazer adaptações e montar a nossa própria receita. 🤗

Testamos 2 receitas diferentes e vou contar para vocês como foi a nossa experiência fazendo cada uma delas. Pontos positivos, negativos e dificuldades que encontramos. Pois aí ficará mais fácil na hora de você decidir por qual delas fazer. Lápis e papel nas mãos e vamos lá! ✍🏻🧐

  • Primeiro testamos a famosa receita da coxinha fit com massa de couve-flor
  • Depois fizemos a coxinha apenas com frango e cream cheese light

Detalhes importantes de ambas as receitas

Ahhh, as duas coxinhas usam a farinha de frango para empanar. Mas não se preocupem, pois vou deixar todas as receitas certinhas para vocês no final desse post.😉

Como frituras estão abolidas da nossa dieta, ou seja, foi um outro desafio conseguir chegar no sabor mais parecido possível com o da coxinha original, frita.
Utilizamos 2 técnicas distintas, e ambas funcionaram, mas ainda assim eu tenho a minha preferida, e vou contar para vocês qual é. Mas você pode testar e ver qual delas acha mais saborosa:

  1. Fritamos na Airfryer, com elas congeladas mesmo, direto do freezer. Mas antes pincelamos um pouco de azeite nas coxinhas para que elas ficassem mais coradinhas e saborosas.
  2. Como as coxinhas já são cozidas durante o preparo da massa, eu apenas descongelei elas no microondas mesmo, por alguns minutinhos. E na sequência dei só uma selada nelas no azeite, na panela. Nada de fritura! Usei apenas cerca de 1 a 2 colheres de sopa de azeite (a mesma quantidade que utilizei na Airfryer para pincelar o azeite). Essa seladinha no azeite faz a diferença. De fato essa técnica foi para nós a que mais se pareceu com a coxinha frita mesmo.👍🏻

Outra forma que você também pode fazer, é assando ao forno. No entanto nós não testamos esse método para compartilhar com vocês como fica. Para quem curtir a ideia, pode testar e depois contar pra gente como ficou! 🤗👏🏻

Começando pela coxinha de couve-flor

Passamos um dia inteiro preparando tudo para fazermos essa coxinha. Deu realmente muito trabalho. E ela é super delicada, e desmonta com facilidade. Não imaginávamos que seria tão trabalhoso assim. Precisa querer muito! rs

Pontos positivos:

  • Para quem não come queijo, assim como meu marido, é uma boa alternativa. Pois a massa é feita apenas com frango e couve-flor processada.

Pontos negativos e dificuldades:

  • A couve-flor estava caríssima aqui em São Paulo e quase não encontrávamos para comprar. Compramos 3 unidades pequenas e pagamos R$7,00 reais cada uma. Isso já deu uma desanimada.
  • Fazer a massa é fácil, difícil foi chegar no ponto certo para enrolar (nunca conseguimos). A massa ficou quebradiça e impossível de enrolar.
  • Além disso, a massa ficou muito úmida. Mesmo secando bastante a couve-flor antes de colocar no processador e adicionando mais frango para dar o ponto. Ainda assim tentamos “salvar a massa” fazendo de tudo. Coloquei no microondas para tentar secar um pouco da água, colocamos a massa na geladeira para ver se endurecia, e até sequei a massa com papel toalha. Na saga da massa, tentando acertar o ponto, passamos horas e horas.
  • Finalmente desistimos de tentar acertar o ponto correto da massa e enfim partimos para a fase de tentar enrolar. Aqui você vai precisar usar um plástico filme para ajudar a moldar o formato, porque se não ela quebra toda. Conseguimos, só assim, enrolar as coxinhas, e corremos com elas para o freezer, para que congelassem e não corressem o risco de quebrar.

Nossa segunda tentativa: Coxinha feita apenas com frango e cream cheese light

Depois de passarmos horas e mais horas tentando acertar o ponto da massa da coxinha de couve-flor, nós demos uma desanimada e foi aí que então, no desespero..rs, eu acabei criando essa versão muito mais prática e rápida de fazer.

Pontos positivos:

  • Super fácil e rápida de fazer. Essa coxinha não tem massa. Ela é feita apenas de frango desfiado, misturado com cream cheese light e empanado na farinha de frango. É só misturar todos os ingredientes! Em minutos você faz! 😉
  • Essa coxinha ficou muito mais firme e fácil de enrolar. Nem precisava do auxílio do plástico filme.
  • Particularmente, eu gostei bem mais do sabor dessa versão do que da coxinha com massa de couve-flor. Mas gosto é gosto! rs

Pontos negativos e dificuldades:

  • É um problema para quem não come queijo. Pensamos em como substituir o cream cheese por outra coisa, no entanto não encontramos nada que pudesse fazer o papel do cream cheese para dar a liga.

E aí? Já sabe qual dessas coxinhas você chamará de sua? Então vamos finalmente para as receitas!

Coxinha com massa de couve-flor

Para o recheio:

  • 1 xícara de chá de frango desfiado e temperado, a gosto (Caprichem no tempero acima de tudo, pois é ele que vai dar a graça e todo o sabor na sua coxinha). Nós, por exemplo, temperamos com curry, orégano, sal, pimenta do reino e limão.

Para a massa:

  • 3 xícaras de chá de couve-flor cozida (sem a água – bem sequinha)
  • 3 xícaras de chá de peito de frango cozido e desfiado
  • Sal a gosto para temperar

Para a empanar:

  • Usamos farinha de frango, mas você também pode utilizar farinha de linhaça, caso ela esteja liberada na sua dieta. Mas com a de frango fica mais saborosa!
  • 2 ovos batidos para empanar

Modo de preparo:

Em um liquidificador ou processador bata o frango da massa até que ele fique bem fininho, e triturado. Em seguida adicione a couve-flor cozida, sem água nenhuma. Deixa ela o mais seca que você conseguir. Bata essa massa até que ela fique homogênea e bem lisinha.

A consistência deve ser bem parecida com a da massa tradicional de coxinha. Mas se a sua massa ficar muito mole, adicione mais frango até que ela vá firmando, ou então tente utilizar uma daquelas técnicas que eu comentei no início desse post.

Um vídeo com o passo a passo para te ajudar! 😉

Aqui tem o vídeo da nutricionista Tie Nishimura (nos inspiramos nessa receita) que ensina o passo a passo bem explicadinho de como preparar a coxinha. Achamos bem fácil vendo o vídeo dela, no entanto a nossa coxinha ficou um desastre..kkk Mas, qualquer dia desses tentaremos acertar o ponto novamente, porque afinal a cara dessa coxinha do vídeo é sensacional!

Acredito que a forma como você cozinha a couve-flor deve fazer toda a diferença. Daqui um tempo (quando eu me recuperar do trauma.. kkkk), vou tentar fazer essa receita novamente, só que dessa vez cozinharei a couve-flor de outra forma que não seja na água (ou no vapor, ou no microondas, como a Tie fez). Achei que cozinhando na água ela encharcou demais e acabou com a nossa receita. 😔

Coxinha apenas com frango e cream cheese light

Para fazer a minha versão, da coxinha do desespero..🤣🤣🤣, eu utilizei apenas os ingredientes abaixo:

Massa e recheio são uma coisa só!:

  • 1 xícara de chá de frango desfiado e bem temperadinho
  • 1 colher de copa de cream cheese light

É só misturar e enrolar em formato de coxinha. Em seguida passe nos ovos batidos e empane na farinha de frango, e então finalize o preparo na Airfryer, panela ou forno.

Afinal, essa “coxinha do desespero”, faz ou não faz jus ao nome? kkkk Em outras palavras, é a coxinha certa para quando você está sem tempo de ficar na cozinha.

Farinha de frango para empanar as coxinhas

Conforme prometido, segue a famosa receita da farinha de frango! Essa certamente foi um achado e que deu aquele toque especial nas nossas coxinhas.

A farinha de frango surpreendentemente deu super certo!! E foi bem mais fácil do que imaginávamos. Embora seja um pouco trabalhoso o preparo, o processo todo é bem fácil de ser feito, pois o forno faz todo o trabalho por você.

Coxinha fit - Farinha de frango
A farinha de frango vai para o forno assim
Coxinha fit - Farinha de frango
Depois de alguns minutinhos ela vai pegando uma corzinha
Coxinha fit - Farinha de frango
E termina assim, bem coradinha. Aí é só processar novamente e guardar!

Então, mãos na massa, para preparar essa receita! Confira no vídeo abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *