Qual a melhor máscara Covid 19
Saúde e Bem-estar

Comparativo entre as máscaras: COVID-19

De uma hora para outra a máscara de proteção virou um item de primeira necessidade, e todos nós fomos pegos de surpresa já que pouco conhecíamos sobre esse tipo de produto. E agora, qual tipo escolher? 🤔 Qual o grau de proteção, preço, se é lavável ou descartável, se tem filtro, ventilação.. Você também tem todas essas dúvidas? Então não perca esse super post de hoje (que montamos com todo carinho 💕), trazendo o comparativo entre os principais modelos de máscaras da Xiaomi e 3M, disponíveis no mercado.

Como tudo começou…

Pesquisando na internet mais informações sobre modelos de máscaras, nos deparamos apenas com algumas reviews simples de um modelo específico, ou no máximo um comparativo entre dois modelos. Não conseguimos encontrar nada mais abrangente que trouxesse todas as informações que precisávamos para escolher qual seria o melhor custo x benefício para nós.

Voltando um pouquinho… Mesmo antes do COVID-19 a China e outros países Asiáticos já tinham o costume de usar máscaras no dia a dia, devido ao excesso de poluição que traz muitas doenças respiratórias para toda população. Para atender a esta demanda, existem diversas marcas que disputam este segmento de mercado que já se transformou em “moda e estilo”, sendo que atualmente também virou uma necessidade Global.

Sei que muitos de vocês, já ouviram falar da marca Xiaomi e dos seus produtos de alta qualidade a baixo custo, não é a toa que é reconhecida por muitos como a “Apple Chinesa”. Cada vez mais ela vem se especializando em diferentes produtos e segmentos, sendo a área da saúde e bem estar uma delas.

Para máscaras de proteção não seria diferente, a Xiaomi possui uma linha incrível, com mais de 10 modelos, 5 submarcas, onde fizemos um compilado especial para facilitar a sua escolha pelo nível de eficiência, valor e outros por menores. 

Segue abaixo o Comparativo de Máscaras Xiaomi:

Nome ModeloSmartMIAirpOpPurelyMijia Q5sWoobi
Imagem
Preço$$$$$$$$$$$$$
Filtro com refilNãoSimSimSimSim
Limite de uso10 horas08 horas1-15 dias1-15 dias
Eficiência97% / PM2.5** / KN95*98% / PM0.3**99% / PM2.5**95% / PM2.5**95% / PM2.5**
LavávelNãoSimSimSimSim
TamanhoP – M – GAjustável (Adulto)Ajustável (Adulto)Ajustável (Adulto)Ajustável (Criança)
CorPretaPreta, Vermelha ou CinzaCinzaPreta, Cinza, Branca ou AzulAzul e Branca, Laranja e Branca ou Preta
Ventilação ForçadaNãoNãoSimSimNão
BateriaNãoNãoSim (4-8horas)Sim (4-6horas)Não
Peso17g25g50,5g93g65g
Mais detalhesComprar SmartMiComprar AirpOpComprar PurelyComprar Q5SComprar Woobi

Mesmo existindo lojas da Xiaomi no Brasil (América) e Portugal (Europa), infelizmente elas não estão sendo comercializadas nas lojas oficiais porque não foram homologadas para estes continentes. Acredito que exista falta de interesse nesse investimento devido a alta demanda por elas no mercado chinês, consumindo todo o estoque rapidamente. Mesmo assim existe maneira de adquirirmos via e-commerce.

As famosas certificações: N95 x KN95*

As certificações refletem o grau de segurança que as máscaras proporcionam aos seus utilizadores. A N95 é a certificação americana e a KN95 é a certificação chinesa. Ambas são similares e produzidas pela 3M. A principal diferença é que a N95 passa por testes mais rigorosos relacionados à filtragem das partículas, enquanto a KN95 é mais focada nos testes de uso (que são testes feitos com pessoas para verificar a usabilidade das máscaras).

Mais detalhes sobre as diferenças entre N95 e KN95 no quadro comparativo abaixo:

Ambas as máscaras da 3M podem ser encontradas para compra pela internet. Deixarei os links aqui abaixo para facilitar a consulta:

De acordo com a fabricante 3M, podemos considerar a N95 (Estados Unidos) e a KN95s (China) equivalentes, assim como suas respectivas equivalências nos outros países são: FFP2 (Europa), P2 (Austrália), KMOEL (Coreia), e DS (Japão).

Vídeo com mais detalhes sobre os níveis de proteção de máscaras:

Caso tenha ainda alguma dúvida ou curiosidade sobre como são produzidas e os níveis de proteção das máscaras indico este vídeo.

Ajuda na Escolha do modelo Certo: Eficiência**

A medição de PM (material particulado) são frequentemente incluídas nos relatórios de qualidade do ar de autoridades e empresas ambientais. Estas partículas finas podem vir de várias fontes, como: usinas de energia, veículos a motor, aviões, queima residencial de madeira, incêndios florestais, queima agrícola, erupções vulcânicas e tempestades de poeira.

Por serem tão pequenas e leves, partículas finas tendem a permanecer mais tempo no ar do que partículas mais pesadas. Isso aumenta as chances de humanos e animais inalá-los nos corpos. Devido ao seu tamanho minúsculo, partículas menores que 2,5 micrômetros são capazes de contornar o nariz e a garganta e penetrar profundamente nos pulmões, e algumas podem até entrar no sistema circulatório.

Pense em um único fio de cabelo da sua cabeça. O cabelo humano médio tem cerca de 70 micrômetros de diâmetro – o que o torna 30 vezes maior que a maior partícula fina, conforme ilustrado abaixo:

Estudos descobriram uma ligação estreita entre a exposição a partículas finas e a morte prematura por doenças cardíacas e pulmonares. Sabe-se também que as partículas finas desencadeiam ou agravam doenças crônicas, como asma, ataque cardíaco, bronquite e outros problemas respiratórios.

Está aí a explicação dos Asiáticos adotarem o uso da máscara como algo habitual em seu dia a dia.

Abaixo um gráfico comparativo do Raio de partículas microns por diâmetro, incluindo Vírus e Bactéria.

Para se ter uma idéia de como este assunto é levado a serio já há algum tempo, existem até purificadores de ar para minimizar o risco em ambientes fechados, em países com alto índice de poluição. Inclusive também são também fabricados pela Xiaomi, como por exemplo o Air Purifier.

Já que o uso de máscaras é inevitável, ainda bem que pelo menos há opções disponíveis para todos os bolsos e gostos. Agora fica um pouco mais fácil para escolhermos o modelo mais adequado para cada um de nós. : )

Conclusão Final

Após nosso comparativo de máscaras Xiaomi e apresentação dos modelos KN95 e N95, da fabricante 3M. Deixamos aqui a nossa sugestão (na nossa opinião), sobre preferência de uso e o motivo da escolha:


AirpOp
Adulto Xiaomi
• Lavável, se adapta a qualquer rosto e com índice de 98%

Woobi
Infantil Xiaomi
• Lavável, existe refil para o filtro é feita para crianças o que é difícil de encontrar em outra marca.

KN95
Adulto 3M
• ⅓ do custo da N95 com proteção similar validada e certificada pela própria 3M
Comparativo de Máscaras Xiaomi x 3M: Conclusão Final

close

Inscreva-se em nossa newsletter para receber todas as novidades em seu email! = )

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Um comentário em “Comparativo entre as máscaras: COVID-19”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *